domingo, 1 de setembro de 2013

Bubble Busters II - A Falácia do Déficit Habitacional

Mito:
         O deficit habitacional está entre os argumentos daqueles que defendem que não há nada de errado com imóveis triplicando de preços nos grandes centros urbanos.

            O argumento se baseia no fato de que a existência do deficit habitacional significa uma enorme demanda potencial por imóveis, elevando assim o seu preço.

            Para fazer qualquer análise precisamos responder uma pergunta bem simples: O que é deficit habitacional?

            Segundo metodologia utilizada pelo IPEA o Déficit Habitacional é:

“…o déficit habitacional é evidenciado quando há pelo menos uma de quatro situações: domicílios precários (rústicos ou improvisados); situação de coabitação (famílias conviventes com intenção de se mudar ou residentes em cômodos); domicílios cujo valor do aluguel é superior a 30% da renda domiciliar total (excedente de aluguel); e domicílios alugados com mais de três habitantes utilizando o mesmo cômodo (adensamento excessivo).”


            Agora, os dados:

Fonte: Banco Interamericano de Desenvolvimento


Fonte: FGV, FIPE, Zap Imoveis, BrazilInvestmentGuide

Fonte

Fato:
-          A definição de deficit habitacional mostra que o mesmo se concentra basicamente na faixa de renda mais pobre da população. O primeiro contrasenso seria imaginar que a existência destas pessoas na linha de pobreza - em condições não adequadas de habitação - justifique o aumento de preços por se tratar de um excesso de demanda. Deficit habitacional é falta de demanda por insuficiência de poder de compra.;

-          De acordo com o mapa, observamos que o Brasil tem um dos menores percentuais de deficit habitacional. Se valesse a lógica de que deficit habitacional = excesso de demanda, deveriamos ter a Bolivia com m2 acima do Leblon;

-          Para provar a mesma coisa, de acordo com o grafico relacionando alguns estados brasileiros vemos que na verdade quanto maior o deficit habitacional menor o preco dos imoveis;

-          Observe que pela metodologia do deficit habitacional a existência de uma bolha e alta generalizada no preço dos imoveis pode fazer com que o deficit habitacional se eleve mesmo que tenham mais unidades construidas para o mesmo numero de população. Para tal basta que 30% da renda seja comprometida com o aluguel, fato cada vez mais corrente dada a alta expressiva nos principais centros urbanos. Portanto deficit habitacional não significa falta de moradias!

























3 comentários:

  1. Este site é o melhor sobre o assunto que existe na internet, mas está faltando mais publicações.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria que comentassem a respeito desta matéria que vi na FSP :

    29/09/2013 - 01h30
    Estoque de imóveis cai após ações promocionais em São Paulo

    http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/09/1348949-estoque-de-imoveis-cai-apos-acoes-promocionais-em-sao-paulo.shtml

    Outro assunto que gostaria que fosse analisado no blog é com relação a consórcio imobiliário. Seria interessante que se fizesse um estudo aprofundado do assunto, pois em relação ao financiamento habitacional parece ser um bom negócio.

    ResponderExcluir