quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Petrobras e os Combustíveis: Está na hora de acabar com essa novela...

             Ontem o Ministro de Minas e Energia Edson Lobão anunciou que o Governo estuda o pedido da Petrobrás de subir o preço dos Combustíveis. Entenda-se Gasolina e Diesel.
           
            O motivo? A Petrobras é uma empresa integrada de energia. Sua função é explorar, refinar e importar e exportar petróleo e derivados para gerar valor econômico aos seus acionistas (inclusive o Governo). Esta é a melhor forma da Petrobras contribuir para o desenvolvimento brasileiro. O Brasil hoje necessita importar Gasolina e Diesel para o abastecimento do mercado doméstico. Nesta importação, a Petrobras trabalha com uma defasagem de preço onde importa Gasolina e Diesel a preços 30% superiores ao que vende no mercado Brasileiro.

            Resultado: A empresa sangra... O caixa da empresa desce pelo ralo... Todos os stakeholders da Petrobras pagam a conta: Acionistas, Empregados, Credores e todos nós brasileiros pois todos somos acionistas através da União.

            O que não compreendo é o porquê do Governo outorgar atribuições à Petrobras que não são legítimas. A Petrobras não tem função de Banco Central ou Ministério da Fazenda. Portanto não deveria fazer parte das suas atribuições o combate à inflação.

            Já passou e muito da hora de acabar essa novela. Não se pode fazer uma novela com uma atriz só. Nos últimos anos a Petrobras acumulou papéis como o controle da inflação, melhorar os números da balança comercial, contribuir para o superávit primário e fechar as contas do Governo, ser principal agente do PAC, financiar campanhas dos partidos aliados (vide recentes escândalos).

O resultado disso é notório... São tantos os papéis nas mãos da Petrobras que ela se esqueceu de explorar Petróleo e agora faz esforço tremendo para retomar a produção de anos atrás.

            Se o Governo continuar assumindo que não tem competência para outorgar a quem de fato as atribuições acima, corre o risco de destruir um orgulho nacional. Corre o risco também de atrasar o desenvolvimento dos enormes volumes de petróleo do Pré-sal.

            Um bom começo seria o governo retirar dos ombros da Petrobrás esta cruz de controlar a inflação via congelamento de preço de combustíveis. O melhor para o país e para a Petrobrás é uma convergência dos preços para a paridade de importação.

Se o governo não quer que os combustíveis subam, que OFICIALIZEM O SUBSÍDIO, que assumam suas responsabilidades! Que o governo faça um ressarcimento à Petrobrás do prejuízo de cada litro de gasolina e diesel vendido mais barato no Brasil. Vamos acabar com esta novela, ou a mocinha vai morrer no final!

Nenhum comentário:

Postar um comentário